Como ter qualidade de vida com uma alimentação saudável?

Se você quer saber um pouco mais sobre como desenvolver uma alimentação saudável e como isso pode contribuir para a sua qualidade de vida, você está no lugar certo. Portanto, continue acompanhando este post e conheça mais sobre o assunto. 

Boa leitura!

O que é qualidade de vida?

Muito se fala sobre a qualidade de vida, mas você saberia definir em poucas palavras o que este conceito significa? Pois bem, a qualidade de vida é a relação entre o bem-estar físico e mental atrelado às relações ambientais, familiares e de trabalho. Sendo assim, esse conceito abrange diversas dimensões da vida humana.

Tamanha é a importância da qualidade de vida para as sociedades que, atualmente, há diversos indicadores capazes de exprimir esse conceito que pode parecer tão abstrato para algumas pessoas. Dentre os principais indicadores, temos o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), o IPH (Índice de Pobreza Humana) e o Índice de Gini, os quais consideram aspectos como saúde, educação, renda, longevidade, acesso a serviços básicos, dentre outros, para classificar uma população como detentora de qualidade de vida ou não.

Relação entre qualidade de vida e alimentação saudável

Como você pôde perceber, a qualidade de vida está intimamente vinculada ao hábito de possuir uma alimentação saudável, visto que a saúde física e mental são pilares que fundamentam esse conceito. Quando nos alimentamos de maneira correta, nosso corpo obtém todos os nutrientes necessários para dispor de um bom funcionamento físico e mental, o qual garante que possamos realizar todas as tarefas do dia a dia e manter relações sociais, seja em casa ou no trabalho. 

Além disso, ao alimentar-se de modo adequado, evita-se o surgimento de doenças, como hipertensão, diabetes, colesterol alto e até mesmo depressão, como as pesquisas da área de psiquiatria nutricional vêm comprovando com o passar dos anos. 

O que comer para ter uma alimentação saudável?

Para possuir uma alimentação saudável, é necessário consumir alimentos variados ricos em proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais e evitar alimentos processados ou ultraprocessados. Estes últimos devem ser evitados, pois possuem altas doses de açúcares, gorduras, sódio, aditivos químicos, dentre outras substâncias prejudiciais à saúde as quais podem acarretar problemas, como pressão alta, doenças renais, alergias, síndrome metabólica, diabetes etc. 

Desse modo, priorize o consumo de alimentos naturais, pois assim será mais fácil manter o equilíbrio nas refeições. Uma dica para você saber dosar a quantidade adequada de nutrientes no prato é seguir a seguinte recomendação:

  • ¼ de proteína;
  • ¼ de carboidrato;
  • ½ de vegetais diversos e coloridos.

Vale destacar que tanto as frutas quanto os vegetais devem ser sempre sortidos e coloridos, pois cada cor está atrelada a um tipo de vitamina específica. Sendo assim, para consumir uma maior variedade de vitaminas, é de suma importância prezar pela variedade.

Além disso, para manter uma alimentação saudável, é indispensável hidratar-se frequentemente, visto que o corpo, em média, necessita de 2 litros de água por dia. Nesse sentido, mantenha uma garrafinha de água por perto para lembrar você de hidratar-se constantemente. 

Como construir hábitos saudáveis?

Começar uma dieta saudável pode ser um tanto complicado quando possuímos hábitos não saudáveis, mas não impossível. Você pode começar escolhendo, por exemplo, uma única refeição para consumir apenas alimentos in natura e com variedade de cores e nutrientes. Quando se sentir à vontade para incluir mais uma refeição saudável, faça isso. Assim, você respeita o tempo do seu organismo para se acostumar com os novos hábitos alimentares.

Outro ponto que faz parte de uma alimentação saudável é beber água com frequência, o que pode parecer um grande desafio para muitas pessoas. Felizmente, hoje em dia, há diversos aplicativos de celular gratuitos que calculam a quantidade de água ideal para consumir – com base na massa corpórea indicada –, distribuem essa quantidade ao longo do dia e enviam lembretes para o usuário. 

Como você pôde perceber, a qualidade de vida é um conceito que abrange diversas dimensões da vida humana, sendo uma delas a alimentação saudável que, além de proporcionar bem-estar físico, também contribui para a saúde psíquica das pessoas. 

Sendo assim, por mais que no início possa ser um verdadeiro desafio começar uma dieta saudável, certamente todo o esforço valerá a pena. E como você viu neste artigo, a mudança de hábito pode ocorrer gradualmente respeitando o seu tempo.

Se você gostou deste post, continue acompanhando o nosso conteúdo. E se você deseja publicar release, pode contar com a gente! O Universo de Negócios é um portal de divulgação de releases e notícias que preza pelas boas práticas de redação, jornalismo e não propagação de fake news.

Avatar

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!