experiência do paciente

Como a boa experiência do paciente pode ajudar no tratamento da saúde mental no Brasil

Pacientes em tratamento mental precisam de atendimento diferenciado, o que inclui uma boa experiência (dele e de sua família) durante todo o processo. Na prática, a saúde mental no Brasil passou a melhorar após 2001 com a Lei Antimanicomial, que garantiu a substituição de hospitais psiquiátricos por Centros de Atenção Psicossocial (CAPs).

Com isso, ao invés de serem internados como doentes mentais por tempo indeterminado – muitas vezes em isolamento –, os pacientes passaram a receber atendimento psicológico e médico de forma humanizada e com equipes multidisciplinares. Apenas casos realmente graves são encaminhados a hospitais de atendimento psiquiátrico.

Aumento do número de CAPs garante atendimento especializado aos pacientes

Desde 2004 – algum tempo depois da consolidação dos CAPs – até 2017, o número de centros saltou de 515 para 2.462. Concomitantemente a isso, os leitos de hospitais psiquiátricos decaíram de 51.393, em 2002, para 35.009, em 2015. Os números são positivos, mas há outras questões a serem consideradas. Medidas como a construção de residências terapêuticas e a prevenção contra o uso de álcool e drogas devem ser implementadas com o intuito de possibilitar ao paciente o melhor e mais humanizado tratamento possível.

A importância do atendimento humanizado no tratamento mental

Todo paciente – enquanto usuário de um serviço – ao receber um atendimento diferenciado, chega ao final da experiência com mais qualidade de vida. Nesse sentido, prover atendimento humanizado a quem precisa de tratamento mental garante que o processo seja levado pelo paciente (e por sua família) de maneira positiva, principalmente quando os profissionais de saúde levam em consideração o bem-estar e as especificidades de cada indivíduo.

O atendimento ao paciente em tratamento mental deve, sempre, prezar pela humanização, pela ética e pelas boas práticas de conduta, garantindo que ele receba atenção, informações e, juntamente aos profissionais de saúde, possa discutir as melhores opções para se tratar.

Acompanhamento médico com atendimento humanizado é fundamental

Hoje, é preciso reunir estratégias e técnicas para estabelecer uma relação sólida e de confiança entre médico e paciente, a fim de transformar o modo como o atendimento aos indivíduos em tratamento mental ocorre no Brasil. Assim, é fundamental garantir oportunidades tecnológicas e acompanhamento contínuo durante esse período (e mesmo após a alta) para que, além de orientações, o paciente também possa tirar suas dúvidas.

O acompanhamento médico é imprescindível para a saúde mental, seja de forma presencial ou a distância. Para tal, profissionais de saúde devem investir em tecnologias e plataformas focadas na experiência do paciente, com atendimento mais humanizado, como é o caso da DM Health, que fornece teleatendimento de forma inteligente.

Software médico pode ser utilizado durante tratamento de saúde mental

O atendimento a pacientes em tratamento mental é fundamental para garantir o bem-estar, a qualidade de vida e os melhores resultados. O Direct Messenger faz parte do software médico DM Health, que tem seu foco em humanização, promovendo contato direto e contínuo entre médico e paciente. Trata-se de uma ferramenta para gerir uma relação de confiança entre as partes.

A DM Health é uma plataforma médica que conta com chat, agenda de reuniões e opção de ligação com vídeo, promovendo um canal de relacionamento direto. Dessa forma, ela pode ser incorporada ao prontuário eletrônico.

De maneira centralizada, com a DM Health, profissionais de saúde e pacientes podem manter diálogo direto, trocar orientações e facilitar o processo de tomada de decisões, tudo isso de forma eletrônica, via vídeos e áudios que podem ser acessados a qualquer momento. Conheça mais sobre a DM Health ao navegar pelo site.