Clipping Jornalístico: Tudo sobre

agregador de notícias

Se você já pensou em trabalhar ou exercer as funções de um assessor de imprensa, saiba que é preciso fazer um clipping jornalístico. Ser capaz de organizar materiais impressos ou online para a realização de recortes profissionais a fim de analisar o desempenho de notícias de uma pessoa pública, marca ou produto é fundamental.

Assim, essa atividade consiste em elaborar um relatório com publicações em diversos meios de comunicação, seja em jornais, revistas ou sites, para verificar se o trabalho com o assessorado está gerando os resultados esperados. Logo, é uma forma de demonstrar como o seu trabalho está fluindo e se sua estratégia está dando certo, visto que também é possível analisar a opinião dos leitores sobre o assunto em questão.

A seguir, falaremos mais sobre o que é um clipping e como montá-lo, suas funcionalidades e o porquê de sua importância.

O que é um Clipping Jornalístico?

Um clipping jornalístico baseia-se na reunião de todas as notícias relacionadas a uma pessoa pública, marca ou produto específico, sendo analisadas pelos canais de comunicação de mídia online ou as mais tradicionais, offline. Dessa forma, é possível monitorar tudo que é relevante para a realização de relatórios, seja sobre o cliente ou a concorrência, a fim de verificar os pontos a serem otimizados para alcançar o objetivo desejado.

A clipagem, que é o nome em português para a técnica, é muito importante para a organização de notícias, tendo em vista que o trabalho de um assessor de imprensa consiste na divulgação e gerenciamento de um determinado cliente, sendo necessário avaliar se as estratégias estão gerando o retorno planejado.

Como funciona um Clipping Jornalístico?

Como citado anteriormente, o clipping funciona por meio de recortes de matérias jornalísticas que sobressaem um assunto em especial, seja de um concorrente do mesmo segmento ou do próprio cliente em questão.

Dessa forma, o acompanhamento de notícias é realizado por meio de documentos e arquivos que são armazenados como uma espécie de portfólio, no qual os recortes são analisados pela equipe de marketing para monitorar a veiculação e pelo assessorado, que também avaliará o desempenho do time contratado para a ação.

Como montar um clipping?

Em primeiro lugar, para montar um clipping, você deve realizar pesquisas por meio de buscadores, como o Google, além de portais de notícias confiáveis, utilizando palavras-chaves de acordo com o nome do cliente, marca ou produto. Em seguida, a mídia offline também deve ser monitorada, como a veiculação de notícias em jornais, revistas e outdoors.

Contudo, além da mídia impressa, outros tipos de divulgação não podem ser esquecidos, como presenças em eventos importantes, entrevistas em programas de televisão ou participação em rádios.

Por último, mas não menos importante, você deve avaliar o retorno do público sobre o assunto nas redes sociais. Pesquise palavras-chaves e hashtags em plataformas como Twitter, Facebook e Instagram e analise as opiniões dos internautas. Por fim, reúna todas as informações e elabore um relatório, com feedbacks positivos e negativos para a verificação completa.

Por que fazê-lo?

Dentre suas diversas funcionalidades, o clipping jornalístico também conta com importantes vantagens para a gestão de uma marca ou pessoa pública. Tendo em vista que o assessorado está exposto a alguns fatores de crise, a clipagem pode contornar situações que prejudiquem o trabalho e antecipar a resolução de problemas durante as análises.

Por meio do monitoramento, é possível identificar materiais com feedbacks negativos e a opinião do público sobre alguma estratégia utilizada, obtendo o tempo e as ferramentas necessárias para a correção de erros. Sendo assim, o clipping jornalístico é fundamental para realinhar planejamentos e ações de marketing que talvez não sejam aceitas pelo público, tornando mais simples a avaliação dos concorrentes e eficácia das veiculações.

Conheça o Universo dos Negócios e publique seus conteúdos no site

O Universo de Negócios, portal que engloba os mais variados assuntos em diversas categorias, é um divulgador de informações que tem como objetivo publicar diversos conteúdos, desde os mais técnicos até os que contribuem na rotina de seus leitores.

Quer publicar o seu release? Saiba mais aqui. Além disso, navegue pelo site e obtenha os mais diversos conteúdos de forma atualizada e aumente seu conhecimento.