Aprenda um pouco sobre a história do Facebook

É possível que você não só já conheça o Facebook, como também passe algumas horas do seu dia conectado a ele. Entretanto, poucos conhecem a história da criação dessa rede social e sabem aproveitar todas as suas funcionalidades. 

Atualmente, mais de 2,6 bilhões de pessoas possuem uma conta ativa na plataforma do Facebook, um número que representa um crescimento de 10% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. No entanto, o que faz essa plataforma ser tão popular? 

A seguir, falaremos um pouco sobre esses assuntos, além de explicitar alguns dados interessantes sobre a empresa que marcou o mercado da comunicação digital na última década. 

A origem do Facebook

O primeiro protótipo do Facebook foi criado por Mark Zuckerberg ainda no seu segundo ano de faculdade em Harvard, e se chamava Facesmash. Longe da proposta atual propagada pela grande empresa, o Facesmash tinha como principal objetivo comparar fotos de alunos da instituição e promover votações para determinar aqueles que eram fisicamente atraentes ou não. 

Para tanto, Zuckerberg e dois de seus amigos conseguiram acesso ao banco de imagens de Harvard, utilizando as fotos coletadas em sua plataforma. Como esperado, a instituição não gostou nada disso e, apenas em alguns dias, tirou o Facesmash do ar. 

Longe de ser desencorajado por esse problema, Zuckerberg agora contava com a atenção de todos os estudantes de Harvard e, em fevereiro de 2004, relançou a plataforma com o nome The Facebook, ampliando o acesso para pessoas fora do círculo de estudantes da instituição. 

No ano seguinte, a rede já acumulava cinco milhões de usuários e, no mesmo ano, sob o conselho de investidores, o nome foi alterado, alcançando a forma como conhecemos hoje. 

Características da rede

O Facebook é uma rede social utilizada em larga escala. Todos os dias, mais de 350 milhões de imagens são compartilhadas e, a cada minuto, o botão “curtir” é clicado quatro milhões de vezes. 

Um usuário do Facebook pode adicionar amigos, curtir páginas de seu interesse, postar fotos, vídeos e textos em sua timeline e manter conversas por meio do aplicativo Messenger. 

Além disso, os grupos são muito fortes entre os usuários, possibilitando a troca de informações sobre os mais diversos tópicos, além da criação de laços com pessoas que compartilham os mesmos interesses. 

Como usar essa rede social?

Para utilizar o Facebook, basta criar uma conta com um endereço de e-mail válido e uma senha. Usuários da plataforma podem personalizar suas fotos de perfil e capa e adicionar uma série de informações relevantes, como data de aniversário e status de relacionamento, por exemplo.

Quantas pessoas usam a plataforma atualmente? 

Atualmente, o Facebook também é a empresa por trás do Instagram e do WhatsApp. Somando todos os usuários de produtos da marca, o número chega a 3 bilhões de usuários ativos todos os meses. Se considerarmos apenas o Facebook, o número de usuários é de 2,6 bilhões, de acordo com o site Statista. 

Facebook para empresas

Sendo uma plataforma tão amplamente utilizada por grande parte da população mundial, seu gigantesco potencial para unir empresas e consumidores não poderia deixar de ser aproveitado. Mas, muitos podem se perguntar: como ter uma conta empresarial nessa rede? 

O primeiro passo é ter uma conta pessoal na plataforma – ela é gratuita e fácil de criar. Depois, faz-se necessária a criação de uma página, que é um perfil comercial destinado à divulgação de marcas e empresas. 

No momento de criação dessa página, é possível determinar qual o segmento de atuação da empresa, assim como preencher algumas informações essenciais sobre seu funcionamento. A criação de páginas é bastante intuitiva, e o Facebook conta com tutoriais que ajudam na navegação da plataforma. Com a página criada, também é possível gerar anúncios para todos os diferentes tipos de público que podem se interessar pela sua marca. 

Mantenha-se em contato com seu público onde quer que ele esteja

Com a quantidade inacreditável de informações que passam por nossas telas todos os dias, captar a atenção de seus clientes em plataformas como o Facebook pode ser um desafio. 

Essa, entretanto, está longe de ser a única estratégia. Publicar releases pode ser uma ótima forma de manter contato com seu público no momento em que ele está mais propenso a receber suas mensagens: durante a busca por notícias relevantes. 

Se a sua empresa gostaria de publicar releases, conte com os serviços do Universo de Negócios, um portal de divulgação de notícias sobre os mais variados setores do mercado.

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