A importância do handmade para a moda artesanal

A palavra “handmade” em português significa “feito à mão”. O termo foi adotado para se referir a itens feitos de forma artesanal, ou seja, objetos fabricados sem a utilização de processos industriais e automatizados. 

A técnica vem ganhando espaço no mundo da moda e sendo mais utilizada pelas marcas. A popularidade inerente às peças feitas à mão deve-se, principalmente, ao seu valor diferenciado, apresentando mais riqueza em detalhes. Tantos detalhes bem feitos dificilmente poderiam ser conseguidos em um processo automatizado. 

O handmade e sua importância para a moda atual

O handmade não é uma novidade no mundo da moda, mas passou a ser mais notado e reconhecido ao longo dos anos. O crescimento na procura por esse tipo de peça decorre de uma busca por mais detalhes minuciosos e únicos. Dessa forma, cada vez mais as coleções handmade passam a ser mais valorizadas. 

O handmade vem construindo uma moda com originalidade em suas peças, além de possuir personalidade e muito estilo em cada uma, eliminando a mesmice de quem adquire. Para as marcas que desejam oferecer aos seus clientes uma experiência diferenciada e única a técnica é uma oportunidade de crescimento e destaque. Essas peças são consideradas por muitos como verdadeiras artes feitas à mão. 

As peças feitas à mão permitem muitas possibilidades de incorporação dentro da indústria da moda, podendo também ser agregadas sem excluir os métodos tradicionais já existentes. Pensando dessa forma, a peça pode ser tanto construída totalmente de forma artesanal, como poder ser somente customizada de maneira manual. O leque é grande e pode ser adaptado conforme a necessidade da marca e de acordo com a sua proposta. 

Alguma técnicas artesanais usadas no handmade

Nem sempre a moda foi considerada algo democrático, mas, com o passar do tempo e a mudança de tendências, a democracia foi reinando no setor. Cada vez mais tendências que abraçam diversos gostos são incorporadas, assim como estilos e vertentes. 

Tie Dye

A estampa que vai e volta de tempos em tempos é um hit eterno. A tendência trata-se de um trabalho artesanal que já foi muito usado por surfistas e hippies no passado, mas, atualmente, ela volta à moda com um olhar mais fashion e até sofisticado dependendo da produção. 

Crochê

O crochê nunca sai de moda e é considerado uma das técnicas mais queridas da indústria da moda. Ele é um clássico que já foi muito usado no passado, mas que se mantém vivo até os dias de hoje e pode ser combinado de muitas maneiras. Ele pode ser usado tanto em peças de roupa quanto em objetos e acessórios.

Bordado

O bordado sempre esteve presente nas estações, ele é uma técnica linda que deixa qualquer peça diferenciada e única. As marcas que desenvolvem peças bordadas costumam desenvolver a técnica em produtos considerados customizados, e muitos até são feitos sob encomenda.

O handmade e a sustentabilidade

Entre as indústrias que mais poluem a atmosfera e o meio ambiente, está a indústria têxtil. Um dos principais impactos no meio ambiente causados por essa indústria é gerado pelo tipo de fibra usado em suas roupas. As fibras sintéticas agridem profundamente o meio ambiente e liberam alto teor de plástico no oceano. 

As marcas que procuram minimizar os impactos no meio ambiente atentam-se à composição de suas peças. A busca é constante por peças com composição o menos sintética possível e que possam ser usadas por diversas vezes. Peças com durabilidade maior são menos descartadas e, consequentemente, evitam prejuízos ao ecossistema.

Dessa maneira, a relação entre o handmade e a sustentabilidade é direta, pois peças produzidas pela técnica possuem mais tempo de duração, são elaboradas com materiais que agridem menos o meio ambiente e possuem descartes mais demorados. 

Conheça mais sobre a moda artesanal e sustentável no Universo de Negócios

O Universo de Negócios é uma plataforma responsável por divulgar materiais relevantes sobre as mais diversas áreas da indústria, moda e negócios no geral.

Confira a pesquisa sobre moda sustentável que publicamos no site, e veja como a moda artesanal e sustentável está se desenvolvendo no cenário atual. 

Avatar

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!