Porto de Suape registra maior movimentação de cargas de sua história

No ano de 2017, o Complexo Industrial Portuário de Suape, em Pernambuco, alcançou sua maior movimentação de cargas da história. Ao todo, foram 23,8 milhões de toneladas em trânsito no local. As estatísticas do Portuário de Suape comprovaram que este número é 4,7% maior que o total de 2016.

No porto de Suape, os principais produtos operados foram granéis líquidos, como combustíveis, derivados do petróleo e óleos, sendo responsáveis por 74% do montante. Outro ponto importante é como o crescimento de veículos e contêineres foi expressivo: 2017 encerrou com mais de 460 mil TEUs e 80 mil automóveis.

Vale ainda destacar, que mesmo já sendo um dos principais portos do Norte/ Nordeste brasileiro, em breve o local ainda contará com uma capacidade maior. E isso porque, no ano passado, finalmente começou a se concretizar um projeto de expansão que promete dobrar a movimentação do porto, passando dos 700 mil para 1,7 milhão de TEUs.

Além disso, outro grande investimento que o empreendimento pretende fazer é ampliar seu parque de tanquagem. A partir de investimentos do setor privado, Suape irá desenvolver a capacidade estática de armazenagem com um crescimento mais de 300 mil m³.

Os planos para o desenvolvimento do porto não param por aí. Também já estão em andamento planos de criação de um pátio de triagem de caminhões, de distribuição de GLP, área específica para envase e muito mais.

Sustentabilidade

O porto de Suape ainda prossegue com seu plano de preservação ambiental. Mais de 59% de seus 13,5 mil hectares são direcionados para a Zona de Proteção, onde especialistas realizam monitoramento de espécies de animais marinhos e criam medidas protetivas contra qualquer tipo de acidente que possa ocorrer durante a locomoção e manutenção das cargas.

Os cuidados ainda se estendem às famílias, que em 2017 foram conduzidas, por meio de negociações específicas, para reassentamento. Atualmente, elas vivem em áreas industriais e de preservação, e por isso a ideia é transportá-las para novos espaços rurais e urbanos.

Organização e tecnologia

Todas essas novidades em Suape acontecem dentro de um contexto onde novas ferramentas foram implantadas a fim de planejar com sucesso as operações do espaço.

Entre elas, é possível destacar que, em 2017, foi realizada a revisão do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento e, também, a implantação de um plano detalhado e estratégico da empresa, com perspectivas até o ano de 2023.

Ainda vale destacar que por meio de tecnologias do setor de business intelligence, foi possível a realização de fóruns temáticos que acompanharam as atividades realizadas no porto. Nestes eventos, diretores, gerentes e vice-presidentes participaram e tiveram a liberdade de acompanhar cada um dos projetos mais de perto.

Dessa forma, todos os aspectos relativos à boa gestão do local foram discutidos, tais como agilidade e, também, segurança nos processos de movimentação e armazenamento de cargas.

Neste contexto, os ganchos para amarração de carga cumprem um papel fundamental, pois devem seguir os mais altos padrões de qualidade a fim de garantir total proteção às cargas e aos colaboradores que realizam as operações.

Referência no mercado industrial, a Polifitema é uma empresa que oferece diversas opções de ganchos para amarrar carga certificados pelos mais altos padrões de qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *